O barroco
Onde nasceu o Barroco?
Este novo estilo artístico nasceu em Roma (Itália), a partir das experiencias maneiristas de finais do século XVI e rapidamente se expandiu para os restantes países Europeus, atingindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas da América Latina e da Ásia.
Origem da palavra:
A origem da palavra Barroco tem várias versões porém são duas as principais: uns afirmam ser derivada do italiano “ barroco” um obstáculo na lógica escolástica medieval enquanto outros afirmam ser uma palavra de origem espanhola barueco (que simbolizava uma perola de forma irregular). Esta denominação foi atribuída no final do século XVII a este estilo, contendo uma intenção pejorativa devido ao facto de nessa altura este período ser ainda visto como a fase de decadência do Renascimento. Apenas nos inícios do século XX é que o barroco foi devidamente reconhecido.
Caracterização do novo estilo artístico:
Ao contrário da simplicidade e serenidade do estilo renascentista, o barroco caracteriza-se pelo movimento, dramatismo e exagero. O barroco era uma arte espetacular e faustosa e por isso impressionava os fiéis quando entravam nas igrejas. Por este motivo foi denominado uma arte da Contra-Reforma.
Existiam várias interpretações deste estilo, determinadas por diferentes contextos políticos, religiosos e culturais verificadas nos diferentes países e regiões, porém existiam algumas características gerais:
Características gerais: * Tendência para a representação realista; * Procura do movimento e do infinito; * Tentativa da integração das diferentes disciplinas artísticas; * Emocional sobre o racional: o seu prepósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio; * Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; * Violentos contrastes de luz e sombra; *