Historia da fundição
Esse trabalho tem como objetivo, contar um breve histórico da fundição mundial, que teve início por volta de 5.000 a. C. e nacional, que começou no século XVI, esse processo tem grande importância no mundo, pois, a produção de aço e ligas em geral tem grande importância econômica, industrial e no dia a dia das pessoas.
E na mesma exposição escrita abordamos alguns dos processos de fundição, (por gravidade, por força centrifuga e por injeção), que são mais utilizados nas grandes indústrias nos dias de hoje.
2. História
Com embasamento no instituto Aço Brasil, o Ferro de metal usado pelos homens era encontrado in natura em meteoritos recolhido pelas tribos nômades nos desertos da Ásia Menor (Anatólia, é uma região do sudoeste da Ásia que corresponde hoje á porção asiática da Turquia), no período de 2.500 a.C. e também existem indícios da existência e emprego desse material em regiões, como a Groenlândia.
Era considerado um material precioso, pela beleza e maleabilidade, e era destinado principalmente para enfeitar.
Muitos acreditam que o homem descobriu o ferro no Período Neolítico (Idade da Pedra Polida), entre 6.000 a 4.000 a.C. Teria surgido quando pedras de minério de ferro usadas para proteger as fogueiras, que depois de aquecidas, mudavam suas formas.
O uso do ferro nesse período sempre foi algo acidental. Às vezes o material era encontrado também em seu estado nativo, caso de alguns meteoritos (corpos rochosos compostos por muitos minérios, inclusive ferro, que circulam no espaço e caem na Terra.). Muitos achavam que o ferro era uma benção de Deus, por estar vindo do espaço.
Logo após a Idade da Pedra se seguiu a Idade dos Metais. Primeiro, a Idade do Bronze, que se desenvolveu entre os anos 4.000 e 2.000 a.C. O bronze possibilitou a fabricação de armas e instrumentos mais rígidos, por ser mais resistente do que o cobre.
As armas e os utensílios feitos de bronze foram substituídos pelo ferro, na Europa e no Oriente Médio, a