Engenharia
A base de todos os processos de fundição consiste em alimentar o metal líquido na cavidade de um molde com o formato requerido, seguindo-se um resfriamento, a fim de produzir um objeto sólido resultante da solidificação.
HISTÓRIA
Os objetos em metal mais antigos conhecidos até agora datam de 10.000 anos A.C. Eram pequenos enfeites feitos de cobre nativo e batidos no formato desejados. No período de 5.000 a 3.000 A.C. apareceram os primeiros trabalhos com cobre fundido sendo os moldes feitos de pedra lascada. Na seqüência inicia-se a Era do Bronze.
HISTÓRIA
O processo de fundição de ferro tem inicio na China em 600 A.C., sendo que o processo de fundição em aço é bem mais recente, em 1740, atribuído a Benjamin Huntsman da Inglaterra. A intenção é dar uma introdução aos métodos mais usados na fundição de ferro e aço e suas variáveis mais importantes.
PROCESSOS
Dependendo das exigências de uma determinada peça fundida,quanto ao tamanho, acabamento superficial, precisão dimensional ou custo, haverá um determinado processo de fundição mais adequado.
PRINCIPAIS PROCESSOS
Os processos mais comuns são os abaixo descritos, embora existam outros: a) fundição em areia sintética também chamada areia verde ou areia preta; b) fundição em Casca (Shell Molding); c) fundição em Coquilha (Sob Pressão); d) fundição em Cera perdida (também conhecido como “ invesment casting” ou microfusão).
QUALIDADE e CUSTO
A qualidade de um fundido, cresce no sentido da areia sintética para Microfusão. Porém, o custo também cresce neste sentido e de forma bem acentuada. Além disto, para os processos Shell, Coquilha e Microfusão existe uma limitação quanto ao tamanho das peças (normalmente com peso abaixo de 20 kg).
DIFERENÇA BÁSICA DE PROCESSOS
Os vários processos diferem, principalmente, na maneira de formar o molde, em alguns casos, como no da moldagem em areia, constrói-se um molde para cada peça a ser fundida e, subseqüentemente, ele é rompido para