Teoria do big bang
O processo que originou o universo atual, proporcionou, e ainda proporciona, várias pesquisas, debates e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos.
Uma das explicação sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, mais conhecida como Big Bang. Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, em outras palavras, as galáxias estão se afastando umas das outras.
A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás, em um pouco microscópico de matéria. Dentro dele a matéria de todas as galáxias estavam esmagadas, confinadas numa esfera menor que o núcleo de um átomo de densidade quase infinita. Num certo instante, o primeiro momento do tempo, a esfera explodiu, passando a crescer como um balão. Até hoje, por causa dessa explosão, as galáxias estão se afastando umas das outras. Foi o que Hubble viu em seu telescópio. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.
Alguns anos mais tarde, apareceu outra demonstração de que o big bang tinha mesmo acontecido. Em 1964, usando um radiotelescópio (que capta ondas de rádio, em vez de luz), os cientistas ouviram o eco da explosão cósmica. A proeza coube aos especialistas americanos em comunicação Arno Penzias e Robert Wilson. Eles ficaram intrigados com um ruído captado pela antena do radiotelescópio que estavam usando. O barulho vinha de todos os lugares do céu ao mesmo tempo. Eles viraram a antena para todos os