historia fundiçao
A Idade dos Metais é considerada a última fase do Período Neolítico. Nesta época o Homem aprendeu a dominar os materiais metálicos e as técnicas produtivas de fundição dos metais, fato que trouxe muitos benefícios para o Homem. Foi possível construir instrumentos e ferramentas para o cultivo agrícola, abertura de áreas maiores para plantio e melhorar a prática da caça. Nesta época, também com o desenvolvimento de técnicas de fundição, houve um desenvolvimento nas técnicas militares que originaram as primeiras guerras entre comunidades. O vencedor era aquele que possuia as melhores armas de metal, uma enorme vantagem na época. O cobre foi o primeiro metal a ser utilizado, logo depois veio o estanho, unindo-se os dois apareceu o bronze isso a aproximadamente 3000 A.C. Somente por volta de 1500 A.C. que se tem as primeiras informações do surgimento do ferro. O aprendizado foi lento e de difícil domínio para as pessoas na época. O metal e as técnicas de fundição de metais foram determinantes para o surgimento, desenvolvimento e desaparecimento de civilizações inteiras, tendo enorme influência na vida do Homem.
Segurança em Primeiro Lugar
Para se trabalhar em um alto forno, só não basta o forno passar regularmente por inspeções e ser 100% seguro, se o colaborador não adotar medidas de segurança, como transitar em locais de forno, vestindo os seus EPI (Equipamentos de Proteção Individual), e um colaborador consciente, ele usa as seguintes proteções para corpo:
Proteção para Cabeça (Crânio)
Capacete de segurança - proteção contra impactos provenientes de quedas ou projeção de objetos, agentes meteorológicos e, queimaduras ou choque elétrico. O capacete de segurança pode ser utilizado com diversos acessórios como capuz (proteção contra o frio), protetor facial, protetor auditivo, máscara de soldador e suporte para lanterna (na mineração).
Proteção para o Cabelo.
Podem ser utilizados o boné de forneiro/fundidor (com viseira e filtros de