Processo De Fabrica O I 4
Trabalho sobre mercado de fundição em Salvador, Para atender a disciplina de processo de fabricação I
.
Aluna: Geisa Fernanda Lima e Lima
Mat. 2010.02176344
2015.1
Introdução/ objetivo
Fontes: colocar final da pagina: http://www.bemafundicao.com.br/a-historia-da-fundicao/
A história da fundição
A história dos fundidos no mundo se confunde com a própria história e evolução da humanidade. A primeira peça fundida de que se tem registro é a de um sino, fundido na antiga China há mais de 5000 anos.
A fundição é a indústria de base sobre a qual as outras indústrias foram erguidas. Grande parte dos componentes e peças de um equipamento continua sendo construída, atualmente, principalmente de fundidos, nas suas mais diferentes variações e combinações de ligas e materiais hoje disponíveis, para todo o tipo de aplicações
As primeiras casas de fundição do território brasileiro foram criadas em meados do séc. XVII por ordem do Império Português.
No Brasil, a pequena fundição didática, idealizada pelo fundador da EP, Antônio Francisco de Paula Souza, já estava prevista em plantas de 1899. As operações começaram em dezembro de 1902, com a inauguração oficial em 15 de fevereiro do ano seguinte. De sua primeira formação, só restaram um pequeno forno de tipo cubilô e uma placa comemorativa, ambos expostos no saguão do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EP.
Particularmente em Divinópolis, cidade pólo da região Centro-Oeste, o Coronel Jovelino Rabelo com seu espírito pioneiro inaugurou uma serraria na cidade em 1916 e, em 1920, criou ali a primeira fundição.
Em 1934, a antiga “Escola Polytechnica” foi incorporada à USP. Cinco anos depois, o retorno do engenheiro Miguel Siegel, enviado aos Estados Unidos, deu um novo impulso às atividades de fundição na Escola. As instalações da Rua Três Rios, atualmente ocupadas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), foram