historia da filosofia
RELAÇÕES DE SERVIDÃO: EUROPA MEDIEVAL OCEDENTAL
CAPÍTULO 5
RELAÇÕES DE SERVIDÃO EUROPA MEDIEVAL OCIDENTAL
Foi no período que vai do século V ao XV que da Idade Média que houve a divisão dos Impérios Romanos entre Ocidente e Oriente. Com essa divisão sugiram questões econômicas, políticas e sociais diferentes como as civilizações bizantina e a mulçumana. Mesmo com a predominância do cristianismo a civilização bizantina era bastante questionada enquanto a civilização mulçumana era mais ampla no sentido de compreender a existência de outras civilizações.
Com a crise do Império Romano nos séculos III e IV surgiu o feudalismo, pois os proprietários das terras vendo a mão-de-obra cada vez mais escassa, viu no feudalismo uma alternativa de tentar organizar a situação e afastar-se dos conflitos que se tornavam cada vez mais caótico nas cidades. Então eles tiveram criar um vínculo mais pessoal com os trabalhadores tendo a idéia de ceder parte de suas terras para os trabalhadores, e em em troca esses trabalhadores davam uma boa parte do que produziam aos senhores feudais. Na maioria das vezes, de forma exploratória, já que esses trabalhadores além de terem que dar o que eles mesmos produziam, eram obrigados a pagar uma série de impostos absurdos ,como para usar o moinho, e até para casar eles tinham que ter que pedir permissão aos senhores feudais.
No período feudal a Igreja que vinha crescendo através da difusão do cristianismo teve um papel de destaque fortíssimo, pois pregava a igualdade entre os todos .Porém cobrava em troca de proteção espiritual impostos com o passar do tempo fica-se claro que tanto a Igreja, como os Estado como os senhores feudais tinham um único objetivo que era de manipular o povo em benefício próprio visando apenas os próprios interesses.