historia da ergonomia
APRESENTAÇÃO-------------------------------------------------3
HISTÓRIA DA ERGONOMIA-----------------------------------3
NR-17--------------------------------------------------------------5
CONCLUSÃO----------------------------------------------------6
REFERÊNCIA----------------------------------------------------6
3
APRESENTAÇÃO:
Como futuros técnicos de segurança do trabalho vão conviver diariamente com equipamentos que podem prejudicar ou facilitar nosso trabalho.
Mesmo agora como estudantes lidamos diariamente com malas, bolsas, carteiras, cadeiras, fichários, cadernos, estojos, etc.
Sem percebemos esses materiais acabam atrasando ou acelerando nosso rendimento, sem contar a temperatura ambiente, as poluições visuais e sonoras.
É disso que se trata a Ergonomia o estudo do ser humano em seu ambiente de trabalho, analisando aquilo que prejudica e melhora o seu rendimento e criando métodos eficazes e inovadores para melhorá-lo ainda mais.
Nesse trabalho vamos falar um pouco sobre o histórico da ergonomia e a NR-17.
HISTORIA DA ERGONOMIA:
A ergonomia embora pareça ser uma ciência nova vem do começo do desenvolvimento da espécie. Australopithecus Prometheus selecionava seixos dos ossos de antílopes para fazer suas ferramentas numa clara exposição de selecionar e criar objetos para que suas tarefas ficassem mais fáceis de serem realizadas. Existem também no Museu do Louvre papiros egípcios que denotam recomendações de natureza ergonômica para a construção de utensílios de construção civil, assim como desenhos de arranjos organizacionais para o canteiro de obras de pirâmides.
O médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação de 1700 "De Morbis Artificum" (Doenças do Trabalho). Ramazzini foi discriminado por seus colegas médicos por visitar os locais de trabalho de seus pacientes a fim de identificar as causas de seus