História da ergonomia
História da Ergonomia
Alunos: Ademir Fróes da Conceição Junior Carla Rodrigues Souza Junior Kage
Niterói, 12 de Novembro de 2013
UNIVERSIDADE PLÍNIO LEITE - ANHANGUERA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: ERGONOMIA
História da Ergonomia
Trabalho apresentado à disciplina de Ergonomia como pré-requisito para aprovação na disciplina.
Niterói, 12 de Novembro de 2013
Introdução
A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics(fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Esta é a definição adotada pela Associação Internacional de Ergonomia (International Ergonomics Association - IEA ) em 2000. Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Definição
Derivada das palavras gregas ERGON (trabalho) e NOMOS (leis, regras, normas), ou seja normas para o trabalho. A ergonomia é definida de várias maneiras: “A ergonomia estuda as relações do homem durante o trabalho com o seu ambiente natural”. (Wojciech Jastrzebowski)
A ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria e a sociedade no trabalho. O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente ás exigências do homem. A realização de tais objetivos, do nível industrial, propicia uma facilidade e um rendimento do esforço humano.