ergonomia historia
PROFª ALDENEIDE BERNARDO
ERGONOMIA - AULA 1
Histórico
Ao contrario de muitas outras ciências cujas origens se perdem no tempo, a Ergonomia tem data oficial de nascimento 12 de julho de 1949. Nesse dia um grupo de cientistas e pesquisadores, se reuniram, na Inglaterra, para discutir e formalizar a existência desse novo ramo de aplicação interdisciplinar da ciência. Em 16 de fevereiro de 1950 foi proposto o neologismo Ergonomia que vem do grego:
Ergon – que significa trabalho
Nomos – que significa regras, leis naturais. Entretanto esse termo já havia sido utilizado em 1857 no artigo “Ensaios de Ergonomia ou Ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência sobre a natureza”, publicado pelo polonês Wajciech Jastrzebowski. Contudo esta só adquiriu status de disciplina no início da década de 50, com a Fundação da Ergonomics Research Society, na Inglaterra.
Definição
A Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem sendo o trabalho toda situação em que ocorre o relacionamento entre o homem e uma atividade produtiva. Envolvendo não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais. (Iida, 2005).
O estudo da Ergonomia inicia-se até mesmo antes do trabalho ser realizado, ou seja, nas atividades de planejamento e projeto, como também, nas atividades de controle e avaliação que ocorrem durante e após esse trabalho. Partindo do principio que devemos estudar as características do trabalhador para depois projetar o trabalho que ele consegue executar, preservando a sua saúde, ou seja, conhecer o homem para fazer o projeto de trabalho ajustando-o as suas capacidades e limitações. Pois seria muito mais difícil adaptar o homem ao trabalho que poderia resultar em condições adversas de trabalho com sacrifício do trabalhador. Existem diversas definições de ergonomia, mas uma coisa em comum e que, todos procuram ressaltar o caráter interdisciplinar e o objetivo do seu estudo, que