Resumo sobre a Teoria de Henrique Wallon
Desenvolvimento Humano: Para Wallon existem dois fatores para o desenvolvimento: o orgânico e o social. Tudo está em desenvolvimento (o meio e a criança). O ritmo desse desenvolvimento não é linear, tem retrocessos, reviravoltas, rupturas e reorganização, é todos esses aspectos são importantes para o desenvolvimento.
O desenvolvimento da pessoa é construído em fases, uma hora com predominância afetiva, hora cognitiva e sempre há alternância nessas fases, com mostra Heloysa Dantas em um de seus textos.
...a historia da construção da pessoa será constituída por uma sucessão pendular de momentos dominantemente afetivo ou dominantemente cognitivo, não paralelos, mas interligados. Cada novo momento terá incorporado as aquisições feitas no nível anterior, ou seja, na outra dimensão. Isso significa que a afetividade depende, para evoluir, das conquistas realizadas no plano da inteligência, e vice-versa. (DANTAS,1992, p. 90) E Wallon diz que existem campos para esse desenvolvimento que seria: o afetivo (mais amplo que a emoção), o ato motor (o movimento esta inserido aqui), a inteligência e a própria pessoa e elas tem conectividade entre si.
Estágios do Desenvolvimento da criança: Wallon define cinco estágios para o desenvolvimento de uma criança, mais lembrando que para ele a criança não precisa crescer de uma forma linear.
1-Estágio Impulso-emocional: o impulsivo é de 0 a 2/3 meses. Nas primeiras semanas o bebê começa as funções fisiológicas (respiração, sono, fome...), após isso tem o ato de nutrição que é quando a criança orienta seus primeiros passos coordenados.
O emocional é entre 2/3 meses a 1 ano, quando criança começa a fazer ligações entre seu desejo e os acontecimentos externos, e é onde o reflexo condicional se torna possível. Essa fase da emoção é um instrumento de interação entre a criança e o meio. Após os 9 meses a criança entra em uma nova etapa, sensória-motora e não mais emocional.
2-Estágio sensório-motor e projetivo: Vai até