A Origem da Ergonomia
A ORIGEM DA ERGONOMIA
Discente: Amanda Coelho
Muriaé
2013
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS
A ORIGEM DA ERGONOMIA
Trabalho Apresentado na Disciplina de Ergonomia da Moda do Curso Superior em Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Muriaé.
Docentes: Professora Mestre Verônica de Paula Zanotti Tavares de Oliveira.
Discente: Amanda Coelho
Muriaé
2013
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca mostrar a origem da ergonomia, as transformações que aconteceram ao longo de sua história, como ela foi sendo formalizada ao longo do seu desenvolvimento, para que possamos compreender as relações entre a necessidade do mundo do trabalho e as repostas teórico-metodológicas e soluções construídas pelos ergonomistas. E como foi a introdução da ergonomia no Brasil.
2. HISTORIA DA ERGONOMIA
Embora desconhecida do grande público a ergonomia surgiu oficialmente na Inglaterra ao final da Segunda Guerra Mundial, e ao contrário de muitas ciências cuja suas origens se perdem no tempo o ergonomia tem data de nascimento 12 de junho de 1941. Dia em que se reuniu pela primeira vez um grupo de cientistas e pesquisadores interessados em discutir e formalizar a existência desse ramo.
Entretanto o termo já tinha sido utilizado pela primeira vez em 1857, por um cientista polonês Wojciech Jastrzebowski que publicou o artigo “Ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência sobre a natureza.
No entanto a ergonomia só adquiriu status de uma disciplina mais formalizada em 1950 com a fundação da Ergonomics Society na Inglaterra. Em 1959 foram criadas a Human Factors Society (HFS) e a International Ergonomics Society (IES) nos Estados Unidos e, em 1963, a Societé d’Ergonomie de La Langue Françoise (SELF) na França.
De uma