Familia nos dias atuais
A sociedade, durante muito tempo, manteve-se a mesma, conservadora, exigindo que cada pessoa seguisse um exemplo de modo de vida, de atitude. A família era sempre um exemplo de modo de vida, de atitude. A família era sempre formada pelo pai que sustentava a todos e a mãe que cuidava da casa e educava os filhos: vários filhos, que por sua vez não podiam ter opinião diante dos pais.
As crianças, sempre criativas, construíam seus próprios brinquedos e brincadeiras, usando para isso imaginação e tudo o que estava ao seu alcance.
O jovem sempre estudando. Se fosse homem estudava para seguir a profissão do pai, e continuar aquilo que ele havia conseguido, se fosse mulher, estudava, mas era educada pela mãe para aprender a cozinhar, arrumar e criar seus filhos. Raras eram as que trabalhavam fora. Normalmente se tornavam professoras. Os jovens que procuravam expressar o que pensavam eram malvistos pela sociedade e muitas vezes reprimidos. As pessoas que tinham coragem de ser diferentes, sair do padrão, começaram a conseguir mudar a sociedade e seu modo de pensar.
Hoje a sociedade está mais aberta a tudo que é novo e diferente. Com isso tornou-se mais liberal.
As várias formas de atitude, de se vestir, de falar, de amar, são mais aceitas. A tecnologia proporcionou maior comunicação entre as pessoas, porém trouxe sedentarismo, crianças sem imaginação para brincar e o desemprego, porque nas fábricas as pessoas estão sendo substituídas por máquinas. O desemprego gera pobreza, e a falta de dinheiro faz as pessoas praticarem coisas ruins, gerando violência e mortes.
A mulher ganhou espaço no mercado de trabalho, abandonando os filhos, já que o marido também trabalha.
E o que aconteceu com as crianças? Hoje, muitas ficam em casa sozinhas ou com alguém que cuide delas, mas que não consegue substituir o lugar de seus pais.
O jovem ganhou mais espaço na sociedade, tem a sua vez de falar, de agir. Apesar disso, muitos se envolvem com drogas,