conclusão relação professor-aluno
INTRODUÇÃO
Por meio de criticas e argumentos, almeja-se neste artigo desenvolver uma análise sobre a interação entre aluno e professor na sala de aula. As relações humanas são essenciais na criação de conduta e profissionalismo de uma pessoa. Desta forma, a análise dos relacionamentos entre professor e aluno envolve empenho e propósito, sendo esta interação o expoente dos resultados, pois a educação é uma das formas mais significativas do desenvolvimento comportamental e integração de valores na mentalidade humana.
O que é ensinar? O que é aprender? O ensino é uma forma de passar conhecimentos adquiridos de determinada área ou diversas áreas por meio de anos estudos, geralmente transmitidos em locais conhecidos como escolas. Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos por um individuo.
Mas será que essas escolas tem se encontrado e bom estado, tem todos os materiais necessárias para atrair um estudante a conhecer mais sobre o mundo em que ele habita? E será que esse aluno tem a educação correta para estar naquele local? E o salário de quem está ensinando é suficiente, por anos estudo e dedicação? Os alunos tem realmente interesse de aprender?
Segundo Vygotsky (1991), a aprendizagem tem um papel fundamental para o desenvolvimento do saber, do conhecimento. Todo e qualquer processo de aprendizagem é ensino-aprendizagem, incluindo aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre eles.
Neste sentido, a interação consolidada define-se pela combinação de conteúdos, ordenação, sintetização didática para simplificar o aprendizado dos alunos e exposição de conteúdos do professor.
MASETTO (1990: 115), afirma que “é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se