historia
Sistema é qualquer conjunto de componentes e processos por eles executado, que visam transformar determinadas entradas em saídas (saídas do sistema). A figura a seguir ilustra este conceito:
Nota-se que os componentes são também sistemas (subsistemas), e que, por sua vez, podem ser decompostos em novos sistemas menores.
Objetivos (Razões do Sistema)
A todo sistema devem ser associadas as razões de sua existência, de modo que seus elementos possam ser devidamente entendidos. Essas razões constituem-se os “objetivos” do sistema, e estão diretamente relacionadas às saídas que o sistema deve produzir.
Um automóvel pode se definido, numa versão simplista de suas razões, como um sistema do qual se quer “movimento dirigido com transporte de carga”. Isto é, nessa definição simplista, o que se quer de um automóvel é o transporte de carga (pessoas, materiais, etc.) de um ponto para outro, o que implica definir um automóvel como um produtor de “trabalho dirigido” (força aplicada), que a partir de uma certa fonte geradora de energia, é capaz de transportar, de forma dirigida, carga de um ponto para outro, à velocidade desejada.
Nota-se que essa definição, aparentemente complexa, define claramente o que se quer de um automóvel.
Exemplo: Uma Padaria - produzir pães e comercializá-los
Transformar insumos em um novo produto
Satisfazer as necessidades dos clientes
Tornar a relação custo x beneficio favorável para gerar lucro e crescimento da empresa
Vender outros produtos
• ENTRADAS:
São todos os elementos que o sistema deve receber para serem processados e convertidos em saídas ou produtos.
• SAÍDAS:
São os resultados produzidos pelo sistema, em geral diretamente relacionados aos objetivos ou razões dos sistemas; quando não acontece, então o sistema não está cumprindo o seu fim.
COMPONENTES e PROCESSOS INTERNOS:
São as partes internas do sistema, utilizadas para converter as entradas em saídas. Os processos são as