Trabalho Individual portifólio
SUMÁRIO 5
INTRODUÇÃO 3
AS MEMÓRIAS DE MINHA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA 4
AS EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA 6
AS IDÉIAS QUE VOCÊ POSSUI SOBRE O QUE É A EDUCAÇÃO E O QUE É PEDAGOGIA. 7
1.1Primeira parte 7
1.2SEGUNDA PARTE 8
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A educação tem sofrido através dos tempos, múltiplas conceituações, formuladas à base de pontos de vista filosóficos e sob a influência das condições socioculturais de cada época.
Sofrendo análise dos pontos de vista sociológicos, biológico, psicológico e filosófico, dar-se então os domínios em caráter sociológico e biopsicológico. A educação em seu propósito, é o processo que visa preparar as gerações novas para substituir as adultas e que, naturalmente, se vão retirando das funções ativas da vida social.
A educação realiza a conservação e transmissão da cultura a fim de haver continuidade da mesma e, procura transmitir o acervo funcional da cultura, isto é, dos valores e formas de comportamento social de comprovada eficácia na vida de uma sociedade.
Frente a essas diversidades culturais, políticas e subjetivas que cada aluno traz consigo, assim como cada professor também carrega as suas enraizadas em seu ser, precisa-se de um profissional responsável por abrir caminhos frente às mesmas, a fim de ligá-las a um bem comum. Dá-se então o papel do pedagogo.
O objetivo é nos conscientizar daquilo que faz parte da formação do pedagogo baseando-se no que já experimentamos com a nossas expectativas.
O educando apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever. Prepara-se para ser o agente dessa aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais