Historia da educação
Ivanilda Ceciliano da Silva RA: 2336450724
Laura Previati de Oliveira RA: 2335449099
Luzia Gomes da Silva Costa RA: 2321374895
A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO - FILOSÓFICA DO CONCEITO DE INFÂNCIA
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp.
São Paulo/SP
2011
Introdução
Obviamente somos frutos do passado e para melhor entendermos, nos localizarmos no tempo e no espaço, até para melhorarmos aquilo que temos e o que somos, precisamos do vasto conhecimento da história e os fatores que nos levaram à atual circunstancia. Razão pela qual, de forma bem sucinta descreveremos adiante o histórico das diversas fases pelas quais evoluíram os conceitos acerca da infância.
Na verdade concepções e conceito acerca de tudo o que nos cercam se definem de acordo com as visões religiosas, políticas econômicas, sociais e científicas que variam de tempos em tempos. E como não poderia deixar de ser a pedagogia e a relação dos adultos com as crianças sofreram inúmeras modificações desde tempos remotos até os dias hodiernos.
Após analises de tais mudanças podemos, evidentemente de forma bastante simples, visto ser este o objetivo do trabalho, entender porque chegamos ao estágio social que estamos vivendo e que tipo de formação receberam os adultos dessa geração e que formação estão recebendo as crianças.
A construção histórico - filosófica do conceito de infância.
Até o final da Idade Média não havia diferença entre o adulto e o infante, ou seja, não havia o conceito de infância. As crianças eram vistas como adultos pequenos. Podendo caminhar já buscava seu próprio sustento, disputava a vida com os adultos. Isso pode ser observado quando a Igreja Católica Apostólica Romana enviou em uma das Cruzadas um número enorme de crianças para