Administração
Inicia-se uma revolução da comunicação de massa. Além dos meios de comunicação tradicionais: televisão, rádio, revista, jornais, livros e filmes acrescente-se a WWW - World wide web. A Internet vinculou a idéia de uma comunicação sem barreiras, sem grau de parentesco, com nacionalidades e culturas diferentes. No jornalismo, os maiores jornais e revistas do mundo já possuem sites e jornais inteiros diários dedicados aos internautas. Na publicidade, páginas e páginas são dedicadas ao lançamento de campanhas e produtos, à compra de produtos, ao atendimento ao consumidor. Às Relações Públicas, além da Internet surge um instrumento inovador: a Intranet- uma rede privada de comunicação interna que se prepara para entrar no século XXI com força total.
O objetivo geral deste artigo é compreender estes novos ambientes de comunicação organizacional - Internet & Intranet - as mudanças por eles provocadas e as novas demandas de mercado para profissionais de Relações Públicas.
O Relações Públicas tem como função planejar, organizar, executar, acompanhar e avaliar todos os instrumentos de comunicação interna e externa de uma organização. Através de técnicas e conhecimentos, a profissional objetiva manter uma política de comunicação estável e adequada entre a organização e seus públicos. Assim, a Internet e a Intranet contribuem como poderosos instrumentos desse profissional. O Relações Públicas deve estar ciente das mudanças e das novas demandas do mercado. Aqueles que não se inovarem correm o risco de, brevemente, ficarem obsoletos e deslocados dentro deste novo momento da comunicação empresarial.
A presente pesquisa é fruto de um levantamento bibliográfico baseado em dados secundários (já publicados-não coletados originalmente pelo autor): publicações e periódicos (revistas e jornais).
Em nenhum momento a finalidade deste trabalho foi descrever condições físicas do processo de implantação e manutenção da Internet ou Intranet - pois estas funções estão ligadas