Português instrumental
A - Qualidades
Um texto bem escrito apresenta três aspectos fundamentais: clareza, concisão e correção gramatical.
1. Clareza - É a qualidade que tem um texto de ser entendido, sem provocar dúvidas ou confusões.
2.Concisão - É a característica que tem um texto de transmitir uma ideia com precisão, mas sem muitas palavras, sem rodeios. Á concisão reflete a capacidade de síntese do autor.
3.Correção gramatical - É o uso da língua segundo os padrões da norma culta. É a ausência de erros gramaticais.
Observação: Se o texto estiver retratando um personagem ou um ambiente de baixo nível cultural, os erros gramaticais na fala das personagens adequam-se ao nível cultural delas; não são erros, constituem qualidade de estilo.
B - Vícios ou defeitos
Dizer que um texto está bem ou mal escrito depende da análise do contexto. Uma palavra grosseira, obscena, quando no contexto de um cortiço, tem a função de retratar a realidade. Errado seria colocar na boca de uma pessoa ignorante expressões características de erudição e cultura refinada.
1.Obscuridade - Diz-se que um texto é obscuro quando está escrito em um estilo que confunde o leitor. É o contrário de clareza.
2.Prolixidade - É o uso de muitas palavras e muitos volteios para dizer algo. Inclui-se aqui também o uso de mais vocábulos do que o necessário para se comunicar. É o antônimo da concisão.
3- Solecismos - São erros de construção sintática. Erros de regência, concordância e colocação. * Regência: Ele assistiu o jogo. (“Assistiu ao jogo” é o certo.) * Concordância: Faltou na festa os pais. (“Faltaram na festa os pais” é o certo.) * Colocação: Disse que amava-me. (“Disse que me amava” é o certo.)
4.Barbarismo - É qualquer desvio que se comete em relação à palavra. São barbarismos: * Estrangeirismos: Cometeu uma gaffe (francês) = Cometeu um engano (português) Pediu um roast-beef (inglês) = Pediu um rosbife (português) Ele queria