Historia da educação e da pedagogia
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA
MEMORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Prof. Lindolfo A. Martelli
Cuiabá/MT
Abril de 2013
ACADEMICOS
Dussemaia Holanda dos Santos RA 398607 dussem@hotmail.com
Lucilene Donizete Pirani Mendonça RA 403632 lucilene_mendonca@hotmail.com
Marly da Costa Almeida RA 375807 lynadmg@hotmail.com
Vanessa Ribeiro de Abreu RA 404281 vanessaabreu03@hotmail.com
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Historia da Educação e da Pedagogia”, sob orientação do professor-tutor a distância Prof. Lindolfo A. Martelli.
Cuiabá/MT
Abril de 2013
A História da Educação e da Pedagogia, “Somos feitos de Tempo?”.
A Memória, no sentido primeiro da expressão, é a presença do passado. A memória é uma construção psíquica e intelectual que acarreta de fato uma representação seletiva do passado, que nunca é somente aquela do indivíduo, mas de um indivíduo inserido num contexto familiar, social, nacional. Na perspectiva de Maurice Halbwachs (1877-1945), toda memória é “coletiva”. Ou ainda, conforme Henry Rousso, “seu atributo mais imediato é garantir a continuidade do tempo e permitir resistir à alteridade, ao ‘tempo que muda’, as rupturas que são o destino de toda vida humana; em suma, ela constitui – eis uma banalidade – um elemento essencial da identidade, da percepção de si e dos outros”. (ROUSSO, 1998, pp.94-95).
A preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e o relato dos acontecimentos não são sempre idênticos em todos os tempos e em todos os lugares. Os gregos antigos fizeram da Memória uma deusa, de nome Mnemosine. Ela era a mãe das nove musas procriadas no curso de nove noites passadas com Zeus. Mnemosine lembrava aos homens a recordação dos heróis e dos seus grandes feitos, preside a poesia lírica. Deste modo, o poeta era um homem possuído pela memória, um adivinho do