Historia da economia mundial até 1900
2012
Historia da Economia mundial até 1900
Durante toda a sua história, os humanos desenvolveram todo o ambiente em que convivem. Com isto tivemos avanços consideráveis em todos os setores de uma sociedade como medicina e engenharia. Não distante a economia também progrediu muito desde o princípio até hoje.
Neste trabalho, apresentaremos o desenvolvimento da economia mundial desde a pré-história até o fim do século XIX. Como solicitado, desprezaremos a história econômica do Brasil, em caráter de divisão de tarefas.
Pré-história
No início da civilização, os humanos tentavam sobreviver. Com paus e pedras foram desenvolvendo técnicas de caça e coleta. Como eram nômades não tinham noção de propriedade individual e, como caçadores e coletores de insumos como frutos e raízes, entendiam que tudo o que conseguiam era de propriedade da tribo.
Desenvolveram o controle do fogo e iniciaram as experimentações de materiais, como a pele dos animais para vestimenta e tendões, lascas de pedra e madeira para um arco e flechas. Também começaram a criar peças de cerâmica para utensílios domésticos. Com novas ferramentas, desenvolveram a pesca e o pastoreio.
Não existia escambo, e tudo o que era caçado, coletado, cuidado ou fabricado permanecia internamente para consumo da tribo. O único tipo de troca entre tribos era o de presentes, e este apenas existia em encontros durante as migrações.
O momento considerado como fim da pré-história foi a metalurgia. Com o descobrimento da fabricação de utensílios de metal, os humanos começaram a praticar a agricultura rudimentar. Com a facilidade do manuseio do metal as tribos deixaram de ser nômades para se fixarem em áreas férteis e praticar o plantio e o pastoreio limitado, formando as primeiras cidades.
Primeiras Cidades
À medida que a agricultura e o pastoreio se tornavam maior nos assentamentos, mais pessoas se ingressaram na região. Conforme o sítio da terra se estendia, foi