Paraolimpiadas/paralimpiadas
As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).
Participação e desempenho do Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim 2008
- Nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, os atletas brasileiros fizeram bonito e conquistaram 16 medalhas de ouro (8 na natação, 4 no atletismo, 1 no judô e 1 no futebol de 5 e 2 na bocha), 14 de prata (4 no atletismo, 7 na natação, 2 no judô e 1 no tênis de mesa) e 17 de bronze (7 no atletismo, 4 na natação e 2 no judô, 1 na bocha, 2 na equitação e 1 no remo). Nosso país ficou em 9º lugar no quadro de medalhas.
Participação e desempenho do Brasil nas Paraolimpíadas de Londres 2012:
- Nas Paraolimpíadas de Londres, em 2012, os atletas brasileiros fizeram bonito e conquistaram 21 medalhas de ouro, 14 de prata e 8 de bronze. Nosso país ficou em 7º lugar no quadro de medalhas, com 43 medalhas conquistadas.
Modalidades são adaptadas para vários tipos de deficiência
Para quem tem qualquer tipo de limitação nos movimentos:
Arco-e-flecha, atletismo, basquete, bocha, ciclismo, hipismo, iatismo, Levantamento de peso, natação, tênis de mesa, tiro, vôlei.
Só para quem usa cadeira de rodas:
Basquete, esgrima, rúgbi, tênis.
Cegueira total ou parcial:
Atletismo, ciclismo, futebol, goalball*, hipismo, iatismo, judô, natação.
* Esporte exclusivo das Paraolimpíadas: dois times de três jogadores devem rolar uma bola com as mãos