Trabalho economia internacional
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COM LINHA ESPECÍFICA EM COMÉRCIO EXTERIOR
ANDRÉ GOULART
ALEXSANDRA DA SILVA
GABRIELA MATTIA
RAFAEL TESSMANN MOREIRA
TAIRA ALANO MARTINS
THAÍSA SCHERON SOMBRIO
CRICIÚMA
2013
ECONOMIA INTERNACIONAL
ACOMPANHAMENTO ECONÔMICO DO MERCADO
PRODUTO: OURO
ALEXIA DA SILVA
GABRIELA MATTIA
RAFAEL TESSMANN MOREIRA
TAIRA ALANO MARTINS
THAÍSA SCHERON SOMBRIO
CRICIÚMA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho será apresentado o um estudo sobre o ouro, suas características, qual a finalidade que o ouro tem na economia do país e quando começou a ser usado com moeda.
Será exposto o histórico e a evolução do ouro, e a situação atual desta moeda.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
O ouro é um metal de transição amarelo brilhante, pesado, dúctil e maleável que não reage com a maioria dos elementos químicos. Sob temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Apesar de ser utilizado como moeda de troca desde 3.000 a.c., apenas no final do século XVIII o ouro adquiriu status monetário universal. Este metal encontra-se normalmente em estado puro e em forma de pepitas e depósitos aluvionais e é um dos metais tradicionalmente usados para cunhar moeda. É tão dúctil e maleável que, com apenas um grama de ouro, é possível obter um fio de 3 quilômetros de extensão e 0,005 milímetros de diâmetro, ou uma lâmina quadrada de 70 centímetros de largura e espessura de 0,1 micrômetro.
O ouro puro é demasiadamente mole para ser usado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em joalherias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa