Historia da cultura no brasil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
A autora relata que a história cultural no Brasil fluiu, entre os historiadores. Onde que a maioria dos cursos de pós-graduação contem um “linha de pesquisa com a palavra cultura”.
Cultura, Ação; arte; modo ou efeito de cultivar; lavoura; conjunto das operações necessárias para que a terra produza; vegetal cultivado; terreno cultivado, meio de conservar; aumentar e utilizar certos produtos naturais/Fig. Aplicação às coisas do espírito; estudo; estado do que tem desenvolvimento intelectual; o nível de uma coletividade; instrução; saber; apuro; perfeição; cuidado.
Acima tem alguns significados dado a “cultura”.
Um dos significados diz: estado que tem uma coletividade, pode ser o estado passado, que existia uma cultura que foi passada coletivamente de geração em geração.
Onde que a autora diz pelo que pude entender que isso se revela, depois, com documentos onde se pode ver a relação entre mundos, épocas diferentes.
Fala da tese de Darton que queria entender a cultura, a mente dos camponeses. Sobrepondo a história de um massacre de gatos e deixando, a saber, porque não cachorros. Ele pesquisou as diferentes interpretações patronais, onde os senhores poderiam entrar na brincadeira dos artesões. Os artesões fizeram o massacre para atingir os patrões.
Silvia comenta sobre as idéias de Peter Burke, que preocupa-se com uma História total, onde tudo é histórico. Burke versa a trajetória da construção conhecimento na sociedade. Uma história social do conhecimento introduz-se fazendo referência ao senso comum, altamente presente nos discursos atuais.
Quando autora fala de Hobsbawm, deixa a opinião do historiador que diz que as grandes sínteses sócio-político-culturais respondem ao mesmo tempo a exigências de rigor documental e a