Historia da Arte - Barroco & Renascimento
Tudo começou na Itália com o Renascimento, estilo que lentamente se expandiu por toda a Europa e o estilo que sucedeu o Renascimento é o Barroco. A arte barroca se expandiu por vários países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo; espírito e matéria.
Algumas características do estilo Barroco: Emocional sobre o racional, baseando-se em que a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio; Busca de efeitos decorativos e visuais através de curvas, colunas retorcidas etc; Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; Violentos contrastes de luz e sombra; Pinturas com efeitos ilusionistas.
Características da pintura barroca: Composição assimétrica, em diagonal; Acentuado contraste de claro-escuro, recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade; Realista, abrangendo todas as camadas sociais; Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Dentre os pintores barrocos italianos estão: Caravaggio, Andrea Pozzo, Velázquez, Rubens & Rembrandt.
Renascimento
A palavra Renascença significa nascer novamente ou ressurgir, é a ideia de Renascimento. Surgiu na Itália desde o tempo de Giotto. Giotto estava representando o resurgimento da arte, pois diziam que sua arte era tão boa quanto ao dos mestres antigos da Grécia e de Roma. Os Italianos acreditavam que agora era uma época de renascimento, queriam