Historia da Arte Barroco
O BARROCO E O RENASCIMENTO
ARTES VISUAIS
2013
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
O BARROCO E O RENASCIMENTO
ARTES VISUAIS
Projeto apresentado como exigência parcial da disciplina História da Arte, sob orientação da Profª. MARIA JOSÉ SPITERI.
1. Introdução
Ao passar dos anos a arte desenvolveu e se modificou. Todas as obras de arte são, simultaneamente, produto de uma época, culturas ou do individual do artista.
Cada período da historia da arte apresenta características que prevaleceram em determinada época, com contrastes e semelhanças de um período para o outro. O renascimento e o barroco foram dois períodos que apresentam grandes contrastes entre o homem e Deus, razão e emoção.
Para apresentarmos as diferenças entre esses dois períodos distintos, escolhemos a pintura como análise.
2. Arte barroca e renascentista
2.1 Renascimento
O Renascimento ocorreu entre o fim do século XIV e meados do século XVI.
É chamado de renascimento, pois, buscaram inspiração na cultura greco-romana, culturas da antiguidade clássica. Idéias antropocêntricas e a ressurreição do estudo as ciências, fazem uma redescoberta sobre o humano e a natureza. Deus deixou de ser o centro do universo. Valorizava-se o antropocentrismo, uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem - "o Homem no centro das atenções".
A arte renascentista é principalmente caracterizada pelo ideal de proporção e limites do contorno e da superfície.
Na Escultura buscava a articulação de uma lógica racional e proporções rigorosas. Na pintura buscavam um método preciso de medidas, inventaram novas fórmulas para as perspectivas. Na arquitetura as colunas ficaram no lugar dos pilares. A palavra de ordem na