Historia Arduino
De acordo com Mc Roberts e Campos (2011, 2013), o arduino surgiu na Itália, no ano de 2005, através do professor chamado Massimo Banzi, que queria ensinar programação de computadores e eletrônica a seus alunos de design, para que os mesmo pudessem utilizar em seus projetos de arte interativa e robótica, pois ele enfrentava uma grande dificuldade que era a falta de placas poderosas que fossem baratas no mercado.
Foi com base nesta carência que o professor Massimo e o David Cuartie, decidiram criar uma placa simples, mas que fosse similar a um computador, pois possui um processador, memória flash e memória RAM, eles também tiveram a ajuda do David Mellis, que era aluno do professor Massimo e que ficou responsável pela linguagem de programação da placa que foi apelidada de Arduino.
x.x.x Tipos de Microcontrolador Arduino
Segundo Beppu, Radson e Fonseca (2010 , 2013) existem diversos modelos de Microcontrolador Arduino, dentre os quais podemos destacar os seguintes: Figura x : Arduino Nano Figura x : Arduino Fio
Figura x : Arduino Pro Figura x : Arduino Mini Figura x : Arduino Mega Figura x : Arduino Uno
x.x.x Arduino UNO
Para a elaboração deste trabalho, será utilizado o Arduino UNO R3.
É um placa baseada na arquitetura do microship ATmega328 produzido pela Atmel Corporation. Este microship possui uma interface serial de periféricos, conhecida como SPI, que permite uma transferência de dados síncrona de alta velocidade entre dispositivos externos. Essa interface foi utilizada neste projeto para fornecer a comunicação entre o arduíno uno e o computador. (ARDUINO, 2013).
x.x.x.x Portas Digitais do Arduino Uno
Na figura abaixo é possível observar as portas digitais. Elas têm uma tensão que vai de 0 à 5 volts, onde é possível trabalhar simplesmente com esses dois valores, com estas portas é possível ler dados, sensores, botões e até mesmo acender lâmpadas. Para utilizar estas portas é