Conceito de Fluxo de Caixa
Segundo ator do plt as principais técnicas de analise de investimentos baseiam- se no fluxo de caixa, o qual se diferenciado conceito de lucro pelo mesmo ser um conceito contábil.
A primeira diferença é que o fluxo de caixa da analise de investimentos devera ser um fluxo de caixa projetado, onde se ocorre uma estimativa de perdas e ganhos do futuro, uma vez que o projeto de investimento ainda não foi implantado, sendo apenas uma possibilidade futura.
Através da utilização do fluxo de caixa pela analise de investimentos e possível verificar se um projeto tem viabilidade econômico-financeira de realização, definindo assim se é viável ou não investir no projeto.O lucro contábil, por sua vez, não atende a esse critério, visto que por definição, só se contabilizam os valores já ocorridos.
A segunda diferença e sobre como se consideram os valores no tempo.
Conceito de competência (econômico): é o conceito utilizado nas demonstrações financeiras (balanço patrimonial e DRE) e adotado pela contabilidade (controladoria).esse conceito implica em considerar os valores por apropriação, ou seja a referencia é quando há fato gerador do valor , a que período de tempo ele compete.
Conceito de caixa (financeiro): é o conceito utilizado para gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa. Esse conceito e adotado pela tesouraria da empresa e sugere considerar os valores por data de pagamento
O fluxo de caixa pode ser resumido, assim em entradas e saídas de caixa, em determinadas datas no tempo.
Fluxos de Caixa Relevantes.
Os fluxos de caixa relevantes, ou seja, aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizaçõesapesar de a principio,poder ter quaisquer valores dados a logica dos negócios e empreendimentos, acabam por apresentar, um formato padrão.Composto basicamente por três partes.
Investimento inicialé à saída de caixa em um momento zero para a execução de um determinado