Conceito de fluxo de caixa
Curso de Administração com Habilitação em Marketing - 5ª fase
Disciplina: Administração Financeira e Orçamentária
Fluxo de Caixa
Joice Noronha Juliana Duarte Juliana Tavares Karina Losso Paula Chagas Vieira
Florianópolis, 12 de março de 2002.
Introdução:
Esse trabalho tem como finalidade o conhecimento e a análise do Fluxo de Caixa que tem grande importância na Gestão Empresarial por fornecer informações que darão suporte às decisões.
Através do FC projetado o gestor pode programar e acompanhar as entradas e saídas de recursos financeiros, tanto a curto como a longo prazo. E é através do FC realizado que o usuário externo pode conhecer e avaliar o comportamento do fluxo de ingressos e desembolsos dos recursos financeiros da empresa em determinado período, permitindo assim uma análise mais segura da situação financeira da empresa.
Histórico do Fluxo de Caixa:
Em 1942, no mesmo ano em que Colombo descobria a América, o monge franciscano, Lucca Pacioli, publicava, na cidade italiana de Santo Sepolcro, o livro "Análise Aritmética das Proporções e das Proporcionalidades", no qual lançava as bases da contabilidade tal como nós a conhecemos hoje. Os fundamentos sobre os quais se baseiam os princípios contábeis idealizados por Lucca Pacioli foram tão bem concebidos que se conservam inalterados até os dias de hoje.
Nos últimos quinhentos anos a contabilidade tem sido o grande instrumento de gestão empresarial em geral e de gestão financeira em particular. No entanto, com a crescente complexidade dos processos empresariais, a contabilidade começa a apresentar suas vulnerabilidades, o que dificulta ao administrador uma visão precisa da situação financeira e patrimonial