histerectomia
A histerectomia e a remoção cirúrgica do útero. Diferentes partes do útero,bem como de outros órgãos podem ser removidos ao mesmo tempo.
Os tipos de histerectomia incluem:
Histerectomia total:
Inclui a remoção de todo o útero, incluindo o fundo (a parte do útero acima das aberturas das trompas de Falópio) e o colo do útero, mas não os tubos ou ovários. Este é o tipo mais comum de histerectomia.
Histerectomia radical:
Inclui a remoção do útero, útero, a parte superior da vagina, a maior parte do tecido que envolve o colo uterino na cavidade pélvica, e pode incluir a remoção dos nodos linfáticos pélvicos. Isto é feito em alguns casos de cancro.
Histerectomia subtotal:
A remoção do corpo do útero, deixando o colo do útero intacto. ma operação cirúrgica da área ginecológica que consiste na retirada do
Há histerectomia contem três vias de acesso:
Via vaginal:
É feita através de uma operação através da vagina, por onde se retira o útero.
A via vaginal oferece uma alternativa com vantagens à laparotomia. E tecnicamente simples,de execução mais rápida,exige menos material cirúrgico,tem um pós operatório menos dores e com internamento menos curto.
Via abdominal:
O útero é removido através do abdômen através de uma incisão cirúrgica cerca de seis a oito centímetros de comprimento. Este procedimento é mais comumente usado quando os ovários e as trompas de Falópio estão sendo removidos, quando o útero é ampliada, ou quando a doença se espalhou para a cavidade pélvica, como na endometriose ou câncer. O principal incisão cirúrgica pode ser feita tanto na vertical, a partir do umbigo até ao osso púbico, ou na horizontal, ao longo do topo do couro cabeludo púbico.
Histerectomia vaginal laparoscópio-assistida:
Histerectomia vaginal é realizada com o auxílio de um laparoscópio, um tubo fino e flexível, que contém uma câmara de vídeo. Tubos finos são inseridos