histerectomias
A histerectomia é um procedimento cirúrgico que tem como intuito a remoção do útero de uma mulher.
O colo uterino situa-se na parte inferior do útero, s ovários são os órgãos responsáveis pela produção de óvulos (e também hormonas), as trompas de Falópio têm função de transporte dos óvulos dos ovários até ao útero e este último, em caso de gravidez, providencia protecção e alimento ao bebé até ao nascimento.
Neste artido vamos esclarecer os seguintes pontos
Tipos de Histerectomia
A histerectomia pode ser de três tipos:
• Histerectomia total ou completa remove o colo do útero, bem como o útero, sendo o tipo mais vulgar de histerectomia.
• Histerectomia parcial remove a parte superior do útero e mantém o colo do útero.
• Histerectomia radical remove o útero, colo do útero, parte superior da vagina e todos tecidos de suporte.
Existem diferentes formas de realizar histerectomias:
Histerectomia total abdominal ou aberta
Este tipo de procedimento mais tradicional inclui a remoção do útero e do seu colo através de uma incisão abdominal – a remoção dos ovários e trompas de Falópio pode ou não ocorrer. É o procedimento do género mais invasivo, mas também o mais comum. A histerectomia total abdominal é recomendada especialmente no caso de a paciente possuir fibromiomas grandes que não tenham respondido adequadamente à terapia de hormonas e cuja remoção vaginal não seja possível. Este método pode ainda ser preferencial em alguns tipos de cancro, infecções pélvicas, endometriose grave e cicatrizes de cirurgias pélvicas antecedentes. Este procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia geral ou local e requer internamento que pode variar entre três e seis dias. A recuperação é relativamente longa – pode chegar até às seis semanas – e a cirurgia deixa uma cicatriz visível no abdómen.
Histerectomia Vaginal
Neste procedimento cirúrgico, o útero e o colo uterino são retirados através de uma incisão profunda no interior da vagina. Este método é