Histerectomia
A histerectomia é um procedimento cirúrgico irreversível, realizado por indicação médica, com a finalidade de restabelecer a saúde ou mesmo salvar a vida da mulher. Ser submetida a esta cirurgia acarreta modificações em seu cotidiano porque as recomendações pertinentes ao pós-operatório de histerectomia impõem implicações em seu mundo-vida. A histerectomia é realizado sob anestesia geral.
TIPOS DE HISTERCTOMIA * Histerectomia abdominal - é feita através de uma incisão no abdome, por onde se retira o útero. * Histerectomia vaginal - é feita através de uma operação através da vagina, por onde se retira o útero. * Vídeo-laparoscopia - é a histerectomia onde a cirurgia é realizada por pequenos orifícios de 5 a 10 mm no abdome e a retirada do útero é feita pela vagina.
INDICAÇÕES
* Câncer ou patologias pré cancerosas do útero. * Câncer dos ovários. * Hemorragia incontrolável no pós parto. * Infecção pélvica severa. * Ter sofrido muitos abortos ou praticado muitos abortos. EXAMES SOLICITADOS * Hemograma completo; * Ultrason; * Coagulograma,HIV,VDRL; * Glicose; * Colesterol total; * Tipo sanguíneo, fator Rh e laudo atestando esta apta para cirurgia.
Cuidados de enfermagem na histerectomia
Pré-operatório
* O profissional de enfermagem deve preparar a paciente para a realização de exames físicos e laboratoriais; * Ficar atento aos sinais vitais e dar apoio psicológico; * Verificar roupa cirúrgica (de acordo com a instituição); * Anti-sepsia da pele, tricotomia, jejum e preparo intestinal.
Pós-operatório imediato * Transportar o paciente e mantê-lo em decúbito dorsal; * Verificar os sinais vitais de duas em duas horas; * Observação constante; * Atenção a hemorragias; * Apoio emocional ao paciente; * Observar nível de consciência; * Aquecer o paciente, de acordo com suas necessidades; * Instalar balanço hídrico.
METRONIDAZOL