Hist Rico Da Ecologia
Após anos desconhecida pela sociedade, a ecologia ganhou demasiado destaque devido a evidencia dos problemas ecológicos gerados pelo homem. O termo “ecologia” agregou a ideia da base do estudo da relação animal com seu meio ambiente, seja orgânico ou inorgânico, gerando assim os ecossistemas. Não tendo um inicio bem delineado, Teofrasto foi o primeiro a fazer associações em prol da ecologia, posteriormente, os trabalhos derivativos dos fisiologistas sobre plantas e animais, geraram as bases para a ecologia moderna.
O interesse pela ecologia deu-se particularmente no século XIX devido ao conflito entre as populações em expansão e a capacidade da terra de fornecer alimento, tópico sugerido por Thomas Malthus. Em meados do século XX, grupos de botânicos estudaram isoladamente aspectos de comunidades vegetais de diferentes pontos de vista, preocupando-se com composição, estrutura, distribuição e desenvolvimento, ocasionalmente, as ecologias animal e vegetal evoluíram-se separadamente até a ênfase de inter-relação como um todo biótico.
A ecologia moderna concentrou-se no ecossistema, unidade funcional composta por organismos integrados e que envolve tanto componentes bióticos quanto abióticos. O ecossistema funciona graças à cadeia alimentar, uma serie de processos e relações energéticas que agrupam membros de uma comunidade natural. Os ecossistemas tendem a maturidade, mudança chamada de sucessão, evento que é adiado sempre que um ecossistema detém exploração. A população situa o funcionamento do ecossistema, sendo assim, quando atinge seus limites, deve estabilizar-se ou sucumbir a doenças, fome, competição, e outros obstáculos a qual são submetidos.
Como ciência multidisciplinar, a ecologia é uma área extremamente abrangente, o que consequentemente torna-se difícil delinear fronteiras sendo que todas têm influência na mesma causando dificuldade em separar as áreas. Como dito antes, a partir de duas vertentes a ecologia pode evoluir, que