Hist Ria Do Brasil
Diversos países desejavam romper com o monopólio italiano e participar do rentável comercio com as índias, mas precisavam encontrar uma nova rota. Isso levou ao desenvolvimento de projetos de navegação em busca de novos caminhos para o Oriente e suas ricas mercadorias.
Fatores que possibilitaram o pioneirismo português:
- Privilegiada localização.
- Situação de relativa paz interna.
- O desenvolvimento de técnicas e de conhecimentos náuticos. Criação da Escola de Sagres.
- Precoce centralização do poder político em uma monarquia nacional, que deu coordenação ao empreendimento náutico luso.
- Articulação da monarquia nacional com os interesses da burguesia mercantil lusa. Enquanto que a nobreza e o clero tinham interesse no rico comercio com o oriente e na obtenção de terras.
1º Cidade conquistada: Ceuta (recebia muitas mercadorias vindas do norte da África)
Os portugueses realizaram o périplo africano, conquistando: Cabo Verde, Açores, Madeira e São Tomé.
Usavam largamente mão de obra escrava africana na produção açucareira.
Acreditava-se que o mundo habitável terminava no Cabo Bojador, e que após este, começava o mar tenebroso. Apesar disso a passagem pelo Cabo Bojador levou aos portugueses a ter acessos a importantes circuitos comerciais.
Portugueses estabeleceram feitorias. Contornaram o Cabo das Tormentas (ligação entre o Atlântico e o Índico) o qual foi denominado de Cabo da Boa Esperança.
1º Cidade da Índia: Calicute
Obs: O envolvimento com a guerra da reconquista retardou a expansão marítima espanhola.
Obs: Cristovão Colombo (espanhol) apresentou seu projeto de navegar em direção ao Ocidente para chegar ao Oriente, baseando-se na convicção de que a Terra era esférica. Nessa expedição descobriu terras de um novo continente – América. Colombo morreu sem perceber que descobrira um novo continente, convencido de que chegara a um ponto remoto do Oriente.
Tratado de Toledo: Determinava que pertencesse a Portugal as