Biodigestores Mauricio Cabral
CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – SEAA ENGENHARIA AMBIENTAL
ACADÊMICO: MAURÍCIO CABRAL PENTEADO
1)De que maneira os dejetos de suínos e bovinos presentes nas grandes produções de leite e carne podem contaminar o solo e o corpo hídrico?
2)Como Funcionam os biodigestores apresentado nos vídeos e quais suas vantagens ambientais e econômicas?
3)Disserte sobre as alternativas de produção de energia apresentada no vídeo;
No panorama atual o Brasil é uma potência quando refere-se a criação de animais, seja para produção de carne ou leite, são diversas fazendas que abastecem a área alimentícia no país. Porém, em locais com grandes rebanhos a concentração de fezes é diretamente proporcional. Os dejetos dos animais tem causado séria preocupação, pois além de ser carregado de gás metano, - este por sua vez, tem um poder gigantesco de poluição na atmosfera -, tem um forte potencial de contaminação no solo seja ele por infiltração no solo até os lençóis freáticos, ou a poluição de riachos e açudes.
O manejo adequado desses dejetos é de fundamental importância, a princípio as fezes começaram a ser canalizadas para uma “esterqueira” de alvenaria, impedindo assim o contato das fezes diretamente com o solo e principalmente não desaguando em rios. Porém, a liberação de gases continuava a ocorrer. Foi assim que nasceu a ideia dos Biodigestores, que basicamente são reservatórios coberto com uma lona por onde durante um período de 30 dias o esterco é tratado por meio de bactérias, visando reduzir seu potencial de poluição. Como produto desse tratamento tem-se o biogás muito útil como alternativa de combustível, e o biofertilizante.
O biogás é muito utilizado nas fazendas para diversas atividades sejam elas: mover motores, gerar energia elétrica, aquecer casas e granjas. A grande vantagem do uso deste combustível é que quando é feita sua queima, o metano transforma-se em dióxido de carbono este por sua vez, muito menos