Almanaque Sonoro de Química
conteúdos educacionais digitais multimídia
claudio c. perpetuo - RJ - 2009
Este documento trata, em linhas gerais, o trabalho que resultou em um modelo de sensibilização denominado “O Almanaque Sonoro de Química”.
Onze temas foram abordados ao longo de 36 programas, cada qual contendo dois blocos (quadros) de cinco minutos em média, correspondendo a um total de 72 objetos de aprendizagem.
O “Almanaque Sonoro de Química” busca apoiar o trabalho docente em sala de aula para ajudar o aluno a:
Perceber a Química em suas aplicações diárias;
Despertar para o valor da Ciência e;
Motivar–se pela busca e aperfeiçoamento de novos conhecimentos.
O formato combina conteúdos científicos e curriculares do Ensino Médio com aspectos gerais do cotidiano, fazendo uso de abordagens que envolvem a aplicação da Química em assuntos atuais e de interesse geral. introdução HISTÓRICO
EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1/2007 – anexo III – áudio
“O objetivo não é substituir o professor e nem promover uma aula radiofônica. A simples leitura de textos ou gravação de aulas será desconsiderada”.
CONDIGITAL – O PONTO DE PARTIDA
Em 2007, o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, lançou chamada pública para apoiar o desenvolvimento de conteúdos educacionais digitais multimídia (Projeto Condigital) para as áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Física, Biologia e Química, do Ensino Médio.
O principal objetivo dessa iniciativa foi o de disponibilizar conteúdos educacionais (áudio, animações, simuladores e vídeos) para constituir parte de um amplo portal educacional dedicado aos professores do Ensino Médio, “O Portal do Professor”, de modo a:
Apoiar a produção de conteúdos educacionais digitais multimídia para o enriquecimento curricular e o aprimoramento da prática docente;
Incentivar produções nas áreas das ciências e tecnologias, voltadas ao Ensino Médio;
Fomentar o mercado nacional na produção de conteúdos educacionais