Apostila Hist Ria Do Brasil
Apostila montada pelo Professor de História
Sérgio P. Santos Jr.
Independência do Brasil
A exploração das riquezas brasileiras por Portugal revoltou as elites coloniais, que manifestaram a sua indignação através de diversas rebeliões contra a metrópole.
Algumas revoltas tinham como objetivo apenas modificar os aspectos da dominação portuguesa (Guerra dos Emboabas, Revolta de Vila Rica, Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates); outras tinham o objetivo separar o Brasil de Portugal e estabelecer a Independência do Brasil(Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana).
Conjuração Mineira (mais conhecida como Inconfidência Mineira)
Na segunda metade do século XVIII, a economia de Minas Gerais entrou em declínio, pois o ouroestava acabando e os mineiros foram empobrecendo. Mesmo com todos estes problemas, o governo português continuou a exigir pesados impostos de quem vivia na região das minas e atribuiu a queda de produção ao contrabando do ouro.
Quando o governador da capitania (Visconde de Barbacena) anunciou que haveria uma cobrança forçada dos impostos atrasados (derrama), os proprietários das minas de ouro se revoltaram. Logo, a elite começou a se unir para planejar um movimento contra as autoridades portuguesas e a instalação da derrama.
A Inconfidência Mineira contou com a participação de pessoas com um bom nível cultural (boa parte dos líderes, estudou os pensamentos dos grandes filósofos). Porém, um dos poucos homens pobres que participaram do movimento foi Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes.
- Objetivos dos Inconfidentes
- Queriam separar o Brasil de Portugal
- criar uma república com capital em São João Del Rei
- implantar indústrias
- criar uma universidade em Vila Rica
Porém, havia pouca organização estratégica. Eles não tinham tropas nem armamento para conquistar o poder, além de não contarem com a participação popular.
A fim de conseguir perdão para suas dívidas, o coronel Joaquim Silvério dos Reis denunciou o