HIST RIA DA EDUCA O ATPS
Começa entre 1549 e 1759 a predominância da pedagogia tradicional católica desenvolvida pelos jesuítas, de 1759 a 1932 desenvolve parcialmente a pedagogia Laica e em 1932 a 1969 a emergência da pedagogia nova, como superação de limites da pedagogia tradicional em 1969 até os dias atuais temos o desenvolvimento da concepção pedagógica produtivista que vem desenvolvendo a tendência a articular mais fortemente a educação com as demandas do mercado o que é próprio de uma sociedade capitalista.
Retirado do www.youtube.com.br
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.
É a ideia do realismo, a forma de colocar o estudo da educação como uma ciência, uma prática a ser estudada. Na verdade é uma forma de se estudar o mundo influenciado pela razão onde o ensino pode ser articulado em que todos tenham direito ao saber e que possamos propor um ensino sempre presente e voltado aos interesses dos alunos. Que entendamos a história trazendo sempre para os dias atuais.
Retirado do www.googleacadêmico.com.br
QUAL A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS FATOS HISTÓRICOS PARA APEDAGOGIA?
Para nos mostrar que as ideias filosófico-educacionais antigas continuam atuais e que o movimento do pensar pedagógico ele se processa com os ideais e os fenômenos de forma dialética, com crises , contradições e fases que não se anulam nem se repetem. Acreditando que a educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformação social visando assim a formação do homem integral. Tornando-o sujeito de sua própria história.
Retirado do livro de Gadotti ,Moacir Ano:(2003) História das ideias pedagógicas.
CICERA MARIA FERREIRA DOS SANTOS MACHADO.