Documento
1,2 e 3-Camada lipídica
4- proteínas integradas
5- canal proteico
6- proteína globular
7- bicamada lipídica
8- colesterol
9- glicocalix
10- glicolipideos
11- camada lipídica
12- bicamada lipídica
b) Lipídeos: têm como função proteger a membrana além de ser constituído por receptores da superfície celular. O colesterol presente na membrana torna a bicamada lipídica mais resistente às deformações diminuindo a impermeabilidade da membrana.
Proteínas: responsável pela atividade metabólica como as proteínas integrais que são associadas aos lipídeos e têm funções transportadoras e receptoras para hormônios, drogas...
Hidrato de carbono: constituído por glicocalix que forma uma camada de açucares na membrana externa e têm funções de unir as células umas as outras e a matriz extracelular.
c) sem a presença do glicocalix a membrana perderia sua proteção contra lesões mecânica se químicas, seus receptores (atuam como antígenos) seriam prejudicados, impossibilitando as correções celulares.
d) devido às disposições das moléculas como os lipídeos formando uma dupla e continua camada e em seu meio se encaixam moléculas de proteínas. A dupla camada de fosfolipídios e fluida e de consistência oleosa, já as proteínas mudam de posição formando assim pecas de um mosaico.
2) a) difusão simples- transporte passivo. Passagem de solutos
b) difusão facilitada- transporte passivo. Substancias e moléculas transportadoras
c) Transporte ativo com gasto de energia- bomba de sódio e potássio. Substancias com células vivas.
3) desmossomos: pontos em que as células se aderem mais, contem filamentos de queratina presa ao citoplasma. Microvilosidades: aumentam a superfície de absorção. Zonula de adesão: faixa de adesão com filamentos lidado no citoplasma Zonula de oclusão: forma uma barreira entre dois ambientes diferente, evitando infiltrações de moléculas pelo espaço intercelular.