Hist ria da Economia
Pode-se afirmar que o nascimento da economia como corpo teórico de estudo, independente-mente da política e da filosofia, ocorreu em 1776, quando Adam Smith publicou sua principal obra: An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations (1776; Uma investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações).
UTILIDADE MARGINAL
Vamos aos conceitos primeiro.
Utilidade é a satisfação obtida pelo consumidor ao comprar algo.
Marginal é, em economia, acréscimo.
Então Utilidade Marginal nada mais é do que o acréscimo da satisfação percebida pelo consumidor quando ele compra mais uma unidade de um produto qualquer.
Com exemplo fica mais fácil.
Suponhamos que você queira comprar chocolate (imagino que você goste). Você compra 1 chocolate e tem uma certa satisfação com isso. Compra outro e sua satisfação é maior ainda. E outro e outro. Porém, você verifica que o aumento da sua satisfação já não é mais o mesmo que o da primeira vez. Se você ficou extasiada com o primeiro chocolate, no décimo você fica só feliz. Chega um ponto tal que você já não tem mais satisfação com o chocolate adquirido. Imagina 100 barras de chocolate! Pra mim é demais!
Isso é o que se chama de Utilidade Marginal. Por definição ela é decrescente (vimos o porquê) chegando a ser negativa a partir de um determinado ponto.
Isto posto, vamos ao "se possível" da sua pergunta.
Bom. Utilidade já disse o que é, agora falta saber mais profundamente como é o seu gráfico.
Dê uma olhada nesse gráfico que vai ajudar. http://www.notapositiva.com/dicionario_e... A curva de Utilidade é essa do gráfico. Essa curva é chamada de Isoquanta. (Temos duas curvas de utilidade aí, U1 e U2).
Isoquanta é uma curva em que a quantidade é igual ao longo da curva. Isso é simbólico pra gente, pois representa a Utilidade constante ao longo da curva. Nessa curva "Isoquanta" a Utilidade é sempre a mesma. Ou seja, ao longo da curva U1, qualquer combinação