Geopol tica e a hist ria da economia internacional
Tópico Avançados em Comunicação I
Geopolítica e Economia Internacional:
Origens, características e as relações entre os países.
Weslley Marques
Profº Natal
AN6PP
São Paulo
2015
Origens e características das relações entre os países na perspectiva da Geopolítica e da Economia Internacional
Muitos dizem que a globalização é um evento que se iniciou no século XX e que se consolidou nos anos 2000 com a internet, mas as relações internacionais em grande escala entre os países se iniciaram há mais de 500 anos, com a explosão das grandes navegações e da revolução comercial, que daria início ao modelo de economia internacional que conhecemos hoje, o capitalismo.
Os produtos de interesse internacional deram origem a um fenômeno de dependência entre as nações, que antes não existia. Até o século XV, o mundo era dividido em polos autônomos, onde a economia e a política eram usadas com o objetivo de acabar com as crises de escassez que estas nações enfrentavam. Não existiam relações entre os reinos, as crises não tinham qualquer regularidade, e as nações eram autossustentáveis. O comércio dos produtos de interesse internacional deu à economia outra função. Ela passou a ser usada com o intuito de acumular riquezas, ou seja, o trabalho e a produção tinham agora a função de produzir o necessário para sustentar sua nação, mas também para exportar para outros países.
Essa nascente do capitalismo trouxe aos reinos europeus a capacidade de se expandirem comercialmente. Portugal, Espanha, Holanda e França protagonizavam a globalização que europeizava o resto do mundo, forçando os outros países a entrar no jogo do comércio internacional, que basicamente se baseava na conquista de espaços (tanto em terra, como em mar), na colonização e posteriormente, no imperialismo. É interessante observar que a queda de algum reino líder no capitalismo, não resultava de nenhuma forma no colapso do sistema, ou seja, um país dava lugar ao outro de forma