hist. do pensamento economico
História do Pensamento Econômico, capítulos I e II.
Belém, Setembro de 2014.
HUNT, E. K., Historia do pensamento econômico. Capitulo I- introdução,3ª Ed. Rio de Janeiro, Editora Selvier , 2013.
HUNT, E. K., Historia do pensamento econômico. Capitulo II- Ideias anteriores a Adam Smith,3ª Ed. Rio de Janeiro, Editora Selvier , 2013.
Capitulo I – Introdução
Uma definição de capitalismo “O capitalismo como sistema econômico, político e social dominante surgiu muito lentamente, em um período de vários séculos” (pág. 29). O autor afirma que ao seu ver seria simplismo dizer que as tentativas de compreensão do capitalismo se dão a partir de Adam Smith, mas sim que há um esforço lento e continuo para a interpreção de tal sistema apesar de não haver um consenso, segundo o autor, entre os economistas e historiadores econômicos sobre o capitalismo.
Nascimento da industria capitalista:
Comercio prosperava e expandia: necessidade de manufaturados e mais confiança na oferta – controle do processo produtivo pelo capitalista comerciante do sistema de trabalho doméstico. Comerciante fornecia a matéria prima e o artesão comprava para produzir com ela, e esse processo foi extendido até comerciante controlar todo o processo de produção e matéria-prima, resultando na venda da força de trabalho do artesão. No século XV a Inglaterra já dominava o mercado têxtil mundial.
Criaram corporações de oficio ou associações de comerciantes visando monopolizar a produção.
As populações urbanas dependem da agricultura para alimentação e matérias-primas o que gerou um grande fluxo de comercio entre campo e cidade, e transformou o pequeno camponês num pequeno negociante independente. Os senhores feudais começaram a arrendar suas terras para comprar seus bens de luxo, induzindo a um ponto onde o senhor feudal passa a ser o latifundiário. O rompimento