indefinido
Página 1
Web Aula 1
Título: A formação da cidade.¹
1 Apresentação: Agora que em nossas teleaulas partimos para uma discussão sobre a sociedade feudal, é importante salientar que para a historiografia, quando o feudalismo atinge o auge de seu desenvolvimento ele entra em crise. E por quê?
Isso é o que pretendemos entender nesta aula de hoje. Trabalharemos através de uma abordagem historiográfica, ou seja, faremos um balanço da historiografia que trata da crise do sistema feudal, verificaremos a ênfase dada pelos autores sobre este assunto.
1 Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa – UNOPAR 2009.
2 Desenvolvimento:
Você sabe o que é uma abordagem historiográfica? O que é a historiografia?
De acordo com Júlio Aróstegui (2006) a historiografia é a reflexão elaborada através de métodos e teorias para se conhecer uma dada realidade histórica. É o ato de escrever a História. E a História é a realidade, onde ocorre a experiência humana. Assim o que os historiadores fazem é a historiografia, ou seja, buscam através de elementos do passado, os documentos históricos, entender como ocorreram às experiências humanas, e de que forma as tramas tecidas nas sociedades envolvem os indivíduos em sua complexidade.
O conjunto de obras que tratam da história forma a historiografia. Na aula de hoje você verá vários autores trabalhando de forma diferente o mesmo assunto. Propomos-nos agora a ver como que a historiografia formulou o conceito da “revolução feudal”, e quais são os fatores encontrados pelos historiadores para chegarem a esta definição.
Aprofundando o conhecimento
Leia o artigo de Vanderlei Amboni e responda as questões a seguir: http://www.ppe.uem.br/jeam/anais/2007/trabalhos/003.pdf a) De acordo com Grandi o que é a História para Aróstegui?
b) O que é a Historiografia para Aróstegui?
c) De acordo com Grandi, qual é o maior problema enfrentado pelo historiador?
Para os alunos que se interessam pela