TRABALHO
O êxito de uma organização depende fundamentalmente de seu acerto em escolher e manter pessoas certas. Não seria exagerado afirmar que uma empresa incapaz de selecionar, desenvolver e promover seus próprios diretores e funcionários, em geral, estará condenado ao fracasso.
O recrutamento é quem define a melhor forma de encontrar o candidato adequado para desempenho do cargo e, também de recrutar da melhor maneira para aquela determinada função. Sabemos que o recrutamento é um processo de procurar trabalhadores. Exemplificando o que será visto neste trabalho pode-se definir recrutamento seguindo a visão de Chiavenato (2008) como: “Recrutamento avulta como um sistema que visa atrair candidatos nas fontes de recrutamento identificadas e localizadas no mercado de recursos humanos. O processo de recrutamento começa com a emissão da requisição de empregado: o órgão requisitante é quem toma a decisão de recrutar candidatos. O órgão de recrutamento é quem escolhe os meios, recrutamento interno, externo ou misto no sentido de obter as maiores vantagens no processamento e os melhores candidatos.”
Seleção segundo Ivancevich (1995) é o processo pelo qual uma organização escolhe, de uma lista de candidatos, a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.
Justificativa
Recrutamento e Seleção foram escolhidos por ser o primeiro passo da empresa na área de Recursos Humanos, visando a escolha do perfil adequado para o profissional, e o motivo principal da escolha deste tema é para que pudéssemos entender melhor como as empresas estão selecionando e recrutando profissionais hoje.
O profissional na área de RH que exerce a função de selecionar e recrutar pessoas, deve ter muita responsabilidade e cuidado na hora de recrutar e selecionar para que não haja contratação de um profissional inadequado ou não capacitado para a