HISTÓRIA
1) O filme se passa em 1758 na fronteira de quais países?
O Filme se passa na fronteiras entre os países Brasil, Paraguai e Argentina.
2) Explique o que foram as missões jesuíticas e a ação dos bandeirantes contra os indígenas?
As missões jesuítica era responsável pela catequização e para que isso fosse possível também era necessário que os mesmos aprendessem a ler e a escrever, era necessário também que eles aprendesse a cultura portuguesa de modo geral e assim efetivar o Brasil como colônia portuguesa, as o que havia de nessa missão era a proteção ao indígena. Já a missão dos bandeirantes era a exploração das riquezas naturais da terra e como não havia mão-de-obra suficiente os bandeirantes apreendiam nativos para trabalho forçado e escravo.
3) Diga os pontos positivos e negativos da ação dos Jesuítas com os indígenas. Os pontos positivos das missões jesuíta era a proteção contra os bandeirantes e usavam a musica como instrumento de aproximação e todo o seu processo (desde o processo de confecção do instrumento até a apresentação da musica seja ela instrumental ou cantada. Por outro lado os Jesuítas aculturavam os nativos, ou seja, impunham a cultura portuguesa à eles.
4) Por que o Bandeirante Rodrigo matou o rapaz? Como ele resolve pagar penitência? No que ele se tornará?
Rodrigo o Bandeirante mata o rapar por ele ser amante da mulher que ele amava. Como consequência ele é preso, mas resolve pagar sua penitencia trabalhando com os jesuítas. Depois de ser aceito pelos indígenas e de se converter ao catolicismo ele vira padre jesuíta.
5) Por que os indígenas tinham o costume de matar o segundo filho?
Os indígenas tinham o costume de matar seus filhos por entenderem que mais de um filho atrapalharia o deslocamento em caso de fuga.
6) Apesar dos espanhóis negarem, havia escravidão indígena no lado português e espanhol?
Nos dois lados havia