física
Sistema Solar
Votuporanga, 22 de setembro de 2014
O Sistema Solar
O Sistema Solar é formado pelo Sol, pelos corpos celestes que giram ao redor dele (planetas, planetas-anões, cometas, meteoroides, asteroides), por gases e poeira.
Ele faz parte da Via Láctea, uma entre bilhões de galáxias no Universo. O nome Via Láctea é uma referencia ao seu aspecto esbranquiçado, parecendo um caminho que corta o céu e que podemos observar em noites de céu limpo, longe das luzes das cidades.
Estrelas
São corpos celestes que emitem luz própria. Elas apresentam formato esférico e são compostas de gás hidrogênio e gás hélio. Os tipos de estrelas diferem quanto a tamanho, brilho, temperatura, mas todas emitem principalmente luz e calor. As estrelas podem atingir temperaturas muito altas.
Satélites Naturais
Também chamados de Luas, são corpos celestes que giram em torno de planetas ou de planetas-anões. No sistema solar, apenas Mercúrio e Vênus não possuem satélites naturais. Júpiter, por sua vez, possui 63 luas descritas até 2012.
Meteoroides e Meteoros
Os meteoroides são corpos celestes bem menores que os asteroides. Ao entrar em contado com a atmosfera da Terra, passam a chamar meteoros e geralmente se incendeiam. Esse fenômeno produz um rastro luminoso no céu, popularmente conhecido como “estrela cadente”. Quando o meteoro atravessa a atmosfera e atinge o solo, é determinado meteorito.
Asteroides
São rochas com formas irregulares e tamanhos variados. Alguns chegam a medir até 1.000 km de diâmetro. No Sistema Solar eles orbitam entre Marte e Júpiter, formando um cinturão de asteroides. Alguns