HISORIA DAS ARTES
. Afresco Capela degli Scrivegni -
Época: Renascentismo.
Estilo : Bizantino
Aqui, ele quebra as tradições da narração de cenas medievais. A cena da morte de
Cristo foi admirada por muitos artistas renascentistas pela força dramática da cena em seu trabalho e cria uma visão mais humanista dos personagens bíblicos; ao contrário do que se fazia antes na arte Românica e Gótica, onde as imagens eram mais estilizadas e simbólicas.
Sandro Boticelli. Nascimento de Vênus ( 1483- 1485), têmpera madeira . Estilo :Renascentismo.
A deusa Vênus emergindo do mar como mulher adulta, conforme descrito na mitologia romana. Essa arte mostra a elegância e a graciosidade dos personagens harmoniosamente distribuídos no espaço e os longos dos cabelos esvoaçantes ao vento. A anatomia da Vênus, assim como vários outros detalhes menores, não revela o estrito realismo clássico, obra que podemos destacar como sendo emblemática do período. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.
Autor : Caravaggio ( 1599-1600)
Técnica : óleo sobre tela .
Época: Séc. XVII
Estilo :Barroca
A pintura retrata a história do Evangelho de Mateus (Mateus 9:9 – conhecida como Chamado de Mateus).
A tela se executou em torno de dois planos paralelos: o superior, ocupado só por uma janela, e o inferior, no que se representa o momento preciso no que
Cristo apontando a são Mateus o chama ao apostolado. O santo está sentado frente a uma mesa com um grupo de pessoas, vestidas como os contemporâneos de Caravaggio, como numa cena de taberna. Para acentuar a tensão dramática da imagem e focalizar sobre o grupo dos protagonistas a atenção de quem olha, recorre ao expediente de submergir a cena numa penumbra cortada por raios de luz branca, que faz emergir os gestos, as mãos, ou parte da roupa, e deixa quase invisível o resto.