Texto e hipertexto
Texto, contexto e hipertexto: três condições da linguagem, três condições da mente RESUMO
Este artigo trata da questão das tecnologias e sua relação com a linguagem através da evolução do homem em distintas épocas. ABSTRACT
This paper deals with technologies and their relationship with language along the evolution of mankind in different epochs.
PALAVRAS-CHAVE (KEY WORDS)
- Tecnologias (Technologies)
- Linguagem (Language)
- Mente (Mind)
Derrick de Kerckhove
Universidade de Toronto - Canadá
A S TECNOLOGIAS QUE sustentam ou gerenciam a linguagem também afetam a mente, por necessidade, simplesmente porque a linguagem é um sistema para a articulação da mente, um tipo de sistema operacional amplamente editado. Deste modo, a linguagem possui uma relação próxima e íntima com nossa mais interna sensibilidade e também com o conteúdo e com a estrutura de nossas mentes, como mostramos nesse artigo. Por exemplo, as sociedades orais possuíam muito menos suporte de memória verbal e eram mais ou menos obrigadas a viver em um mundo no qual o corpo tinha que fazer o trabalho de lembrar e eles tinham que continuar a reforçar o passado.
Duas grandes tecnologias modificaram nos sos primeiros relacionamentos com a linguagem: a escrita e a eletricidade. A escrita através da separação entre texto e contexto e também através do isolamento do leitor e da liberação das mentes individuais de uma mente única e coletiva que era a mente das tribos. A eletricidade traz todos os sentidos de volta para a linguagem, mas, ao mesmo tempo, ela externa as mentes dos leitores na tela e torna mais uma vez públicos os conteúdos e os traumas da mente privada da escrita.
Com a ajuda da teoria dos objetos mentais de Jean-Pierre Changeux, tentaremos estreitar algumas características da men te hipertextual, a partir de com pa ra ções entre objetos mentais e digitais. O pró xi mo passo tecnológicológico que está nas TIs