HIS Luciano C.
Tendo em vista os perfis acima mencionados, ou seja, o grego e o romano no que se refere à justificação do pertencimento, discuta o significado de um lado, aretêpolitheia na Pólis e juisciviles na Urbs.
NORBERT, Rouland. Roma, democracia impossível? Trad. de Ivo Martinazzo. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997. 1a edição (1981).p. 35.
A Areté é apontada como uma forma de educação na Grécia que era dada apenas aos nobres, e trazia o conceito da idéia de um homem guerreiro capaz de intervir no meio político e social, e deixar seus grandes feitos ao longo da história sendo eticamente justo. Essa educação dada aos homens pregava que a razão deveria ser superior aos desejos e as paixões. Para os espartanos, a perfeição física e a coragem eram pilares importantes dessa educação, porém obediência ás leis era importante para se firmar o ideal de homem e soldado perfeitos. Já em Atenas, essa educação fundava em participar de aulas de musica e ginástica e manter o rigor das leis. Porém, com o surgimento da Polis entre os séculos