QUÍMICA ORGÂNICA II REAÇÕES DE ADIÇÃO EM ALCINOS

955 palavras 4 páginas
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
QUÍMICA ORGÂNICA II
REAÇÕES DE ADIÇÃO EM ALCINOS
Professor: Guillermo
Aluna:
Naiara Eline Janaína Stefhany
Abril -2014
Manaus- Amazonas
INTRODUÇÃO
As reações de adição em alcinos se realizam por meio da quebra das ligações pi destes compostos com a adição de moléculas específicas, estes tipos de reações orgânicas são denominadas dessa forma porque se adiciona um reagente a molécula orgânica através da quebra de ligações entre os carbonos.
No decorrer da pesquisa iremos explanar os tipos de adição em alcinos.e como isso ocorre com os mesmos, ou seja, com aqueles hidrocarbonetos que possuem ligação tripla que é justamente o seu ponto fraco, onde as ligações do tipo pi (π) podem ser quebradas uma na adição parcial ou duas vezes na adição total e originar, novos compostos com ligações duplas que são os alcenos ou simples que são os alcanos.
ADIÇÃO DE HIDROGÊNIO OU HIDROGENAÇÃO
Neste tipo de reação de adição, a molécula de H2 é adicionada ao alcino com o uso de um catalisador, que geralmente são os metais níquel (Ni) em pó, platina (Pt) ou paládio (Pd). Devido à necessidade do uso de um catalisador, essa reação também é chamada de hidrogenação catalítica ela ocorre em etapas: na primeira etapa, obtém-se um alceno, e, na segunda etapa, que é mais lenta, obtém-se um alcano.
Se o catalisador usado for forte, como o níquel e a platina, a reação produz diretamente o alcano. O paládio misturado com BaSO4 é um catalisador fraco e produz o alceno. Pode-se também utilizar um inibidor parcial do catalisador para se chegar somente até o alceno. Essa reação também se processa sob altas pressões e temperaturas.
A seguir, temos a adição do hidrogênio ao etino, produzindo o eteno e depois o etano:

ADIÇÃO DE HALETOS DE HIDROGÊNIO (HALOGENIDRETOS OU HIDRO-HALOGENAÇÃO)
Aqui se adiciona ao alcino um haleto de hidrogênio, sendo que também pode

Relacionados